top of page
nucleo-espiral-logo-hor-01.png
  • nucleo-espiral-instagram
  • nucleo-espiral-facebook
  • nucleo-espiral-spotify-podcast-ong-espiralcast
  • nucleo-espiral-ong-linkedin
  • nucleo-espiral-ong-youtube
ong-nucleo-espiral-violencia-nao-campo-limpo-sp.jpg

QUEM
SOMOS

Somos uma Organização Social comprometida com a assistência e prevenção da violência contra crianças e adolescentes há mais de 15 anos. Nosso objetivo é educar e conscientizar a população sobre a prática da violência e tratamento degradante contra a pessoa humana, em especial, a criança e o adolescente.

Realizamos estudos e pesquisas sobre temas como trauma, violência e resiliência, a fim de desenvolver ações cada vez mais eficazes no combate à violência. Fundada em 2008 pela psicóloga Neusa Sauaia, nossa organização utiliza um método próprio, desenvolvido em sua tese de mestrado, para desenvolver habilidades de resiliência na assistência e prevenção da violência.

Nosso compromisso é criar protagonistas transformadores de histórias individuais e coletivas, trabalhando na reinserção da criança vítima de violência e preparando-a para uma vida de autonomia, rompendo com o ciclo de violência.

nucleo-espiral-metodo-espiral-saude-mental-promocao-de-direitos-das-criancas

MÉTODO
ESPIRAL

​Para alcançarmos nossos objetivos, utilizamos cinco pilares conceituais que formam o Método Espiral e guiam todas as nossas práticas.

Desenvolvemos o Método Espiral como uma forma de ativar fatores de proteção e disseminar uma nova perspectiva sobre o compromisso individual na prevenção da violência. Esse trabalho permite a redução dos danos decorrentes de abusos físicos e emocionais, bem como a melhoria do desempenho pessoal e a promoção da transformação.

O Método Espiral, que é a base de todos os nossos programas, é composto pelos seguintes cinco pilares:

Implementa e desenvolve recursos de autodefesa para enfrentamento da violência. Fator altamente importante para cicatrização de dores, transformação e fortalecimento do ser

01 RESILIÊNCIA

metodo-espiral_Prancheta 1.png

Experimenta possibilidades positivas para ampliar o autoconhecimento, autoexpressão e autodefesa, como forma de viabilizar novas escolhas.

02 VIVÊNCIA

metodo-espiral-02.png

Terreno de trabalho que permite a elaboração de diversas experiências, validação da existência do aqui e agora, e integração de recursos de força e suporte.

03 CORPO

metodo-espiral-03.png

Propicia socialização, troca de experiências e engajamento seguro. O feedback é estimulado com o objetivo de exercitar limites, regras, respeito, empatia e liderança.

04 GRUPO

metodo-espiral-04.png

Aponta a visão prospectiva “para quê” e viabiliza a construção do futuro sob novas bases e escolhas. Cria compromisso, responsabilidade e serve de ponte entre mente e corpo na estrutura de personalidade.

05 TEORIA JUNGUIANA

metodo-espiral-05.png

ÁREA DE ATUAÇÃO

Atualmente temos projetos sendo desenvolvidos na região do Campo Limpo, e graças ao grande sucesso alcançado nesses mais de 7 anos atuando especificamente nesta região, gostaríamos da sua ajuda para manter a estrutura da instituição e assim poder levar o projeto a outras regiões que necessitam deste trabalho.

 

Nosso intuito é poder ampliar esse trabalho para novas regiões do estado de São Paulo, e atendermos uma maior demanda de crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Acreditamos que trauma não é destino, portanto as violências acometidas a elas, não as definem! Se as pessoas se sentirem ouvidas, respeitadas e com seus direitos reconhecidos e garantidos, esse ciclo de violência poderá ser rompido.

ong-nucleo-espiral-entidade-terceiro-setor-contra-violencia-criancas-adolescentes
ong-nucleo-espiral-campo-limpo-sp

NOSSA MISSÃO

É desenvolver habilidades de resiliência na assistência e prevenção da violência contra crianças e adolescentes, despertando protagonistas transformadores de histórias individuais e coletivas.

NOSSA VISÃO

Se tornar referência e multiplicar o uso do Método Espiral como um trabalho inovador que colabora para um mundo livre do ciclo da violência.

NOSSOS VALORES

Se pauta na ética, confiança, dignidade e no respeito humano para promover a cultura da não-violência.

NOSSOS OBJETIVOS

Executar ações socioeducativas com crianças, adolescentes e adultos para despertar protagonistas, fortalecer habilidades socioemocionais e minimizar a violência.

NOSSO
TRABALHO

Permite reduzir os danos decorrentes de abusos físicos e emocionais melhorar o desempenho pessoal e alcançar a transformação.

Atuamos em parceria com Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), escolas, Serviços de Acolhimento Institucional (SAICAS) e Serviços de Medidas Socioeducativas (MSE), realizando trabalhos com toda a comunidade institucional em duas frentes:

REALIZAMOS TRABALHOS SOCIOEDUCATIVOS

Com as crianças

ONG-028.jpg

Promovemos um dos pilares mais importantes do Núcleo Espiral: a resiliência.

Através das oficinas socioeducativas e das atividades corporais realizadas com as crianças e adolescentes, é possível ressignificar vivências anteriores. A partir da construção de um terreno seguro e de confiança, são capazes de explorar seus potenciais e descobrir novas formas de ser e estar no mundo, sem precisar fazer uso das violências que os cercam. Apropriam-se de seus direitos, tornando-se, assim, protagonistas de suas histórias e sujeitos ativos para a construção de novas relações baseadas no afeto. Desse modo, são trabalhadas questões relacionadas à autonomia, autoestima, habilidade cognitiva, percepção corporal, empatia, comunicação, etc.

Os encontros acontecem semanalmente e em grupo, em parcerias com CCA’s, SAICAS, MSE’s, escolas, com atividades pensadas para cada grupo especificamente.

Apenas em 2019, 173 crianças de cinco instituições diferentes foram atendidas diretamente.

OFERECEMOS SUPORTE TÉCNICO E EMOCIONAL

Com os adultos

IMG-20220916-WA0018.jpg

Trabalhamos com todos que atuam direta ou indiretamente com crianças e adolescentes.O Núcleo Espiral considera educador não só os familiares ou o técnico social que atua diretamente com os jovens, mas também os profissionais da limpeza, cozinheiros, seguranças e quaisquer outros adultos que trabalham nas instituições, reconhecendo a importância que estes profissionais têm no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças.Assim, são realizados grupos socioeducativos com familiares e com profissionais dos CCAs e outras instituições, em que são oferecidas atividades que possibilitem que estes educadores adquiram conhecimentos e informações sobre temas tais como: desenvolvimento, violência, resiliência, agressividade, limites, disciplina, saúde mental, trauma, recursos, etc. Ao todo, 113 adultos foram atendidos em 2019, sendo 48 educadores de instituições e 65 familiares de cinco diferentes instituições.

Além dos trabalhos socioeducativos realizados com as comunidades institucionais, o Núcleo Espiral realiza outros dois trabalhos. Sendo eles a Pesquisa e a Assistência Psicológica.

bottom of page