Fórum da Criança e do Adolescente de Campo Limpo – Palestra “Trabalhando com vítimas de violência: Assistência, proteção e acolhimento”

ago 28, 2018

Relatório de participação do programa Proev no Fórum da Criança e do Adolescente de Campo Limpo – Palestra “Trabalhando com vítimas de violência: Assistência, proteção e acolhimento”, na Caritas Diocesana do Campo Limpo, no dia 4 de abril de 2018, das 9h às 11h.

 

O Núcleo Espiral, através do Programa de Estudos sobre a Violência – PROEV participou do Fórum da Criança e Adolescente de Campo Limpo, realizado na Caritas Diocesana do Campo Limpo, no dia 04 de abril, quarta-feira, no período da manhã. Estavam presentes mais de 80 crianças e adolescentes das entidades: CCA São José, Projeto Arrastão, Obra do Berço, CCA Jardim Comercial e MSE Vila Andrade. A condução das atividades foi coordenada pelo CCA São José, com o tema “higiene pessoal”, convidando a Flor, da UBS Paraisópolis III.

O Fórum iniciou ás 9h30 da manhã, com um alongamento para despertar o corpo, dos pés a cabeça, conduzido pela Flor.

Em seguida falou sobre a importância de higienizar muito bem as mãos, que é fundamental lavar as mãos quando se chega em casa, antes de comer, lembrar de limpar e cortar as unhas. A higiene não se limita apenas as mãos, então falou sobre o tomar banho e estar sempre limpo, principalmente na fase da adolescência quando as mudanças hormonais ocorrem e as pessoas tendem a ficar com os cabelos e pele mais oleosos. Um ponto importante que a palestrante trouxe foi o uso de preservativos, que é uma forma de se higienizar e evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Após a palestra os participantes se dividiram em cinco grandes grupos e cada um recebeu um cartaz contendo um tipo de higiene pessoal. A partir do cartaz foi pedido para que eles conversassem sobre e fizessem uma mímica para que os outros grupos adivinhassem o que estavam interpretando.

Finalizada a rodada de mímica, a Carol do CCA São José falou da importância de se trabalhar em conjunto, visto que alguns grupos fizeram a mímica com todos os participantes e outros grupos elegeram alguns para representá-los.